sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

LUÍS CARLOS LINS WANDERLEY


LUÍS CARLOS  - Natural do município de Assu-RN,nascido a 30 de agosto de 1831, filho de Manuel Lins Wanderley e de d. Maria Francisca da Trindade Wanderley Primeiro romancista norte-rio-grandense, doutorou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Salvador-Ba, turma  de 5 de dezembro 1857, se tornando-se assim o primeiro médico potiguar. Poeta, jornalista, teatrólogo, deputado provincial,. Foi professor do Ateneu Norte-rio-grandense, Diretor do Hospital de Caridade, Inspetor de Saúde. Diretor de Instrução Pública e Deputado Provincial cinco vezes. Comendador da Imperial Ordem da Rosa. vice-presidente da Província, assumindo o governo no período de de 30 de outubro 1886 a 11 de novembro de 1886. Sua obra literária é das mais importantes da Província – Diz seu conterrâneo Rômulo Wanderley, em “Panorama da Poesia Norte-Rio-Grandense. É o patrono da cadeira número 6 da Academia Norte-Riograndense de Letras.
      Casou, no Assu, em primeiras núpcias, com Dona FRANCISCA CAROLINA LINS WANDERLEY, a 25 de julho de 1858, e, segundas núpcias, na mesma data de 1877, com dona MARIA AMÉLIA WANDERLEY.
      Foi lente de diversas cadeiras no Atheneu norte Rio Grandense e médico dói hospital de caridade, exercendo out cargos de confiança e comissão do governo.
   Na qualidade de segundo vice-presidente da sua província, teve ensejo de exercer a administração, em 1886.
    Foi eleito deputado a assembleia legislativa e era comendador da imperial ordem da rosa.
    Fundou, manteve e redigiu com seu grande amigo e sogro, coronel JOÃO CARLOS WANDERLEY a importância política CORREIO DO NATAL.
     Escreveu e publicou: Lyra de amor  (versos) A restituição, a Louca ou o riso do amor, Amor de um anjo, o Anjo da meia noite, (dramas). O Anjo da meia noite, (SCENA dramática em versos). O prêmio da viúva, (comedia). Mistério de um homem rico, (romance). Impressões de uma viagem vista pastoral, (narrativa) e biografias.
Faleceu em Natal, a 10 de fevereiro de 1890

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOTA MARIA, COM 77 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE